×

Polícia Racista | PMERJ assassina Thiago, de 13 anos, e reprime a manifestação por justiça de moradores da CDD

terça-feira 8 de agosto de 2023 | Edição do dia

A polícia militar do Rio de Janeiro na madrugada deste domingo (06) assassinou o jovem Thiago de 13 anos da Cidade de Deus. O jovem passeava com seu amigo no domingo à noite quando foi atingido com tiro na perna, marcado por um total de 5 tiros em seu pequeno corpo. É inaceitável que as vidas da classe trabalhadora e seus filhos sejam marcadas por infância e vida de violência!

Segundo sua mãe, Thiago era um jovem com um sonho de ser jogador de futebol e como o que a infância instiga e haverá de ser às futuras gerações, por muito mais, vivia cantando em casa. Os policiais tentaram forjar provas para se verem livres das acusações, a demonstração concreta que o Estado Capitalista é responsável! A responsabilidade é tanto pela ausência de direitos sociais quanto com a parceria histórica com o tráfico, alimentado pela proibição na falsa guerra às drogas, e depois com a repressão policial, que assassina crianças, como Thiago. Isso perpassa o governo estadual, com anuência do próprio governo federal. A política do governador de extrema direita, Cláudio Castro, é disputar para ver quem conquista a base que fortaleceu a extrema direita no país, alimentado pelo próprio Ministro Flávio Dino, com um aporte milionário nas polícias do Rio enquanto acontecia a greve dos professores.

Na noite de ontem, moradores e familiares de Thiago convocaram uma manifestação exigindo justiça e denunciando a ação policial que ceifou a vida de mais um jovem negro favelado. Mas nem o direito de expressar seu luto e revolta os familiares tiveram, pois a manifestação foi logo reprimida, duramente, pela PMERJ, com o uso de munição letal e de bombas de efeito moral.

A ação violenta da PMERJ veio com o objetivo de acobertar mais uma ação criminosa da corporação, já que circulam em diversos meios de comunicação, imagens que indicam o momento em que a PMERJ forjava uma "cena do crime" falsa para tentar acobertar o assassinato de Thiago. As operações todas ocorreram sem câmeras nos uniformes dos policiais, que recebem incentivo direto do governador para atuar como braço armado de um Estado racista, que criminaliza e assassina a população pobre e o povo negro das favelas.

Nós do Esquerda Diário, do movimento de mulheres Pão e Rosas e da Juventude Faísca Revolucionária declaramos todo nosso apoio e solidariedade a família e amigos do jovem Thiago Menezes Flausino, adolescente de 13 anos assassinado pela PM do RJ! A todas as vítimas da violência policial, justiça para Thiago Flausino, o Estado é responsável!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias