×

Paralisação. | Professores do estado e município tomam as ruas no Rio de Janeiro pelo piso salarial e contra o NEM

Professores das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro fizeram uma importante paralisação ontem, a maior em vários anos. Junto à paralisação eles se manifestaram em ato em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual. Professores exigem dos governos municipal de Eduardo Paes e estadual de Cláudio Castro o pagamento de salário de acordo com o piso nacional da educação, bem como, expressaram o rechaço do Novo Ensino Médio.

quinta-feira 23 de março de 2023 | Edição do dia

Tratou-se de uma importante paralisação para a categoria, uma das maiores dos últimos anos, demonstrando a indignação e disposição de luta destes que atualmente possuem o pior piso salarial do país, especialmente denunciando a hipocrisia do governador Cláudio Castro, que durante a campanha eleitoral jorrou demagogia prometendo que pagaria o piso nacional e agora se esconde atrás do Regime de Recuperação Fiscal para não pagar os professores, o que já anunciou que não fará. Enquanto mente para a categoria e a população, afirmando que não há dinheiro para pagar o piso aos professores, Cláudio Castro promoveu escandalosos casos de corrupção, como o dos funcionários fantasmas da CEDERJ e da UERJ, drenando os cofres públicos para enriquecer aliados políticos, em especial do bolsonarismo.

Eduardo Paes, apesar de procurar mostrar-se diferente do bolsonarismo e inclusive contar com participação do PT em sua gestão, igualmente, mantém o salário municipal abaixo do piso nacional. Professores também vêm enfrentando profunda precarização, denunciando a necessidade de correr atrás de cada vez mais tempos de aula extras ou complementar sua renda com outros empregos.

Enquanto isso além das perdas salariais e das condições de trabalho, o Novo Ensino Médio representa um gravíssimo ataque aos professores e estudantes, aprofundando em novo nível a educação e ampliando ainda mais a desigualdade entre estudantes de escolas públicas e privadas.

O Esquerda Diário e movimento Nossa Classe Educação participou da paralisação e da manifestação, defendendo a revogação imediata dessa reforma, bem como o pagamento do piso, e a necessidade de construir uma mobilização independente dos governos, confiando apenas nas nossas próprias forças, para derrotar Cláudio Castro e Eduardo Paes e conquistar o piso nacional!
Veja a fala de Carolina Cacau, professora da rede estadual, diretamente da manifestação:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias