×

ATOS DIA 29 | Rumo ao dia 29: vem com o Esquerda Diário e a Juventude Faísca contra Bolsonaro e Mourão

Neste sábado, dia 29 de maio, ocorrerão manifestações por todo o país contra os cortes na educação e os ataques aos trabalhadores. Nós do Esquerda Diário e da Juventude Faísca viemos colocando que o projeto de descarregar a crise nas costas dos mais pobres não é apenas de Bolsonaro, mas também de Mourão, dos militares e de todo o regime do golpe institucional de 2016. Estaremos nas ruas em diversos estados e chamamos todas e todos a somarem nos nossos blocos.

quinta-feira 27 de maio de 2021 | Edição do dia

Já são mais de 450 mil pessoas mortas por Covid 19 no Brasil, que se somam aos dados alarmantes de desemprego e fome. Nesse contexto, o governo anunciou um corte absurdo às universidades federais que colocava a possibilidade de várias delas terem que fechar por falta de orçamento, como UFRJ e UFBA. Os atos que ocorrerão no sábado, 29, foram chamados principalmente contra os cortes. Mas é nítido que as manifestações são também a expressão do descontentamento da população frente ao negacionismo de Bolsonaro e Mourão e a demagogia dos governadores e todo o regime político estruturado com o golpe institucional de 2016, que fazem uma gestão escandalosa da pandemia, submetendo a classe trabalhadora e a juventude ao desemprego, à fome, à falta de vacina e ao luto de milhares.

Não é novidade que o governo odeia as universidades públicas e faz de tudo para sucateá-las e privatizá-las. Enquanto isso, também descarrega nas costas dos trabalhadores e do povo pobre a crise econômica, política e social e aproveitam da pandemia para passar todos os ataques como as reformas da previdência, trabalhista, administrativa e do ensino médio, além de privatizações absurdas como dos Correios, da Eletrobrás, dos transportes em Minas e SP, e da CEDAE no Rio de Janeiro. E é por isso que a nossa luta precisa ser a mesma. Nossa unidade pode arrancar a vacina para todos, com quebra das patentes, pode barrar demissões e dar uma saída política, para que sejam os capitalistas a pagarem pela crise.

Pode te interessar: Novos ares de mobilização e a adaptação à agenda da CPI: confiar nas forças da nossa classe e da juventude

É necessário, diante de toda a disposição de luta que a juventude e os trabalhadores estão demonstrando, que a UNE e também as centrais sindicais como a CUT, dirigida pelo PT e a CTB, dirigida pelo PCdoB, unifiquem as pautas do dia 29, colocando milhares nas ruas para gritar “Contra os cortes, reformas e privatizações. Fora Bolsonaro e Mourão”. E que esse dia seja o primeiro de um plano de lutas, que seja construído pela base com assembleias chamadas pelos DCEs e Centros Acadêmicos por todo o Brasil. Só a nossa auto-organização é capaz de barrar todos esses ataques.

Para que construamos um forte plano de lutas a partir do dia 29, temos que nos inspirar no levante negro dos EUA, no Movimento Negro do Brasil e em tantos outros exemplos de luta internacional. Enquanto a luta de classes internacional ganha a cena de Myanmar à Palestina, passando por mais um terremoto em nosso continente, com o povo colombiano contra os ajustes de Duque, os ares podem estar mudando no Brasil.

É com essa perspectiva que nós do Esquerda Diário e da Juventude Faísca estaremos nas ruas em vários estados e chamamos todos vocês a irem conosco. Confira abaixo onde teremos bloco:

São Paulo - MASP 16h

Rio de Janeiro - Monumento Zumbi dos Palmares 10h

Belo Horizonte - Praça da Liberdade 10h

Brasília - Museu Nacional 9h

Campinas - Largo do Rosário 10h

Natal - Shopping Midway 15h

Porto Alegre - Prefeitura 15h

Recife - Praça do Derby 9h

Vitória - UFES 15h




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias