×

Crise climática | Seca histórica na amazônia impacta a vida de milhares de trabalhadores

Enquanto no sul enfrenta excesso de chuvas que estão causando enchentes sem precedentes e as temperaturas absurdas que atingem centro-sul e o nordeste do país, no Norte, e mais particularmente na região amazônica, acontece seca histórica.

sexta-feira 29 de setembro de 2023 | Edição do dia

Segundo declarações do governo do estado do Acre, o Estado está em situação de emergência por conta da escassez de água potável na região, sendo necessário o abastecimento através de caminhões-pipa, para mais de 30 cidades do estado, que vivem com a insegurança de não saberem até quando podem utilizar este recurso.

Por conta da alta temperatura, há uma superlotação nas Unidades de Saúde, que também está acontecendo no Estado de Amazonas. Segundo o Inpa ( Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) está é a pior estiagem que a região sofreu em 13 anos.

Em região que é conhecida pela chuva nesta época do ano, neste momento todo a região amazônica está com déficit de chuvas, o que está impactando diretamente na vida de milhares de trabalhadores da região e com impactos severos no ecossistema da região.

Mais 15 municípios estão com todas as escolas fechadas por conta da falta de água e mais de 500 mil pessoas estão com risco de ficar sem comida até outubro deste ano.

Esses acontecimentos que impactam todo o país, são diretamente ligados à tragédia capitalista, que com sua lógica predatória destruiu o meio ambiente, a Amazônia em especial sendo atacada pelo agronegócio com suas queimadas e desmatamentos ilegais apenas para conformar com os interesses deste setor herdeiro do escravismo. Por isso, para lutarmos contra a crise climática, é preciso lutar contra estes sistema que o destrói, devemos lutar com a força da classe trabalhadora, que sofre com a fome, estiagem e chuvas, contra a força destrutiva do capital.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias