×

Perseguição racista e política | Abaixo os processos contra Galo e demais companheiros por ação na estátua de Borba Gato

Hoje acontece no Fórum Crinimal da Barra Funda o julgamento de Galo e demais companheiros, pela ação contra a estátua de Borba Gato. Toda solidariedade aos companheiros, contra a perseguição e pelo fim de todos os processos!

quinta-feira 8 de setembro de 2022 | Edição do dia

Foto: Paulo Galo e Danilo Biu após soltura por prisão arbitrária em 2021

Os protestos contra as estátuas de homenagem aos escravistas e racistas se generalizaram pelo mundo depois da onda de manifestações do Black Lives Matter nos EUA. Borba Gato representa o genocídio dos povos indígenas e dos negros e sua escravização, e é um absurdo que seja homenageado como um herói.

O regime político brasileiro e paulista é herdeiro justamente dos bandeirantes, dos latifundiários escravistas. É esse regime que hoje quer criminalizar Galo e os companheiros. Viemos denunciando nos últimos anos que não podemos ter nenhuma confiança no judiciário, uma casta de juízes que não são eleitos por ninguem, que vem ganhando cada vez mais poder e atuando com cada vez mais autoritarismo. Hoje o judiciário quer aparecer como suposto defensor da democracia frente ao Bolsonaro, e não podemos ter nenhuma ilusão nisso. E quanto mais aumentam seu poder, mais vão usar pra perseguir e reprimir os lutadores e o povo pobre e negro. É esse judiciário junto desse regime apodrecido que aprovam as reformas que atingem os trabalhadores e os oprimidos.

O governo tucano de SP, no palácio que não por acaso se chama "Palácio dos Bandeirantes", também é a representação da repressão e da herança dessas elites escravistas, tanto Garcia e Doria hoje, como Alckmin por tantos anos antes deles.

Contra eles, reafirmamos nossa solidariedade aos companheiros. O MRT e o Esquerda Diário estão ombro a ombro contra esses processos e essa perseguição autoritária.

Chamamos também as grandes entidades e centrais sindicais, como CUT e UNE, a construírem um forte rechaço a essa ameaça, porque é só com a mobilização independente dos trabalhadores e da juventude, sem nenhuma aliança com a direita, que a gente pode barrar esses ataques.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias