×

PORTO ALEGRE | Audiência reforça tentativa de criminalizar ativistas do Bloco de Lutas

Nesta terça (21), ocorreu a primeira audiência contra os ativistas do Bloco de Lutas Pelo Transporte Público, que respondem a um processo referente às lutas de junho de 2013. Dezenas de pessoas estiveram no Foro Central em Porto Alegre para prestar solidariedade aos militantes e repudiar a repressão e perseguição política pela qual passam.

quarta-feira 22 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

A primeira audiência do processo demonstrou mais uma vez o autoritarismo da justiça, que não permitiu a entrada de apoiadores dos militantes processados nem de seus familiares. O processo, marcado pela perseguição política e tentativa de criminalização dos que lutam, não corre em sigilo na justiça, e por isso a proibição da presença de apoiadores não se justifica. A Rádio Gaúcha, que faz parte da RBS, pode acompanhar normalmente a audiência.

Segundo relato publicado por Matheus Gomes, um dos jovens processados, algumas testemunhas não compareceram e a maioria dos que estiveram presentes são policiais civis e guardas municipais. Além dele respondem ao processo Vicente Mertz, Gilian Cidade, Rodrigo Brizolla, Alfeu Neto e Lucas Maróstica.

A mesma polícia civil que invadiu residências dos militantes e sedes de organizações de esquerda em 2013, e também a mesma Guarda Municipal que reprimiu inúmeros protestos do Bloco de Lutas ao longo dos anos, agora serve de testemunha para a justiça. Os policiais não falaram o nome de quem lhes fornecia informações, embora o processo não corra em sigilo.

É um verdadeiro escândalo a tentativa de criminalização desses militantes. Ao considerá-los "lideranças" do Bloco de Lutas, querem incriminá-los por tudo o que ocorreu nas ruas em junho de 2013. Mais do que isso, utilizando-os como um "exemplo" parecem buscar intimidar toda a juventude que foi às ruas não só por R$0,20, e que desde então vem se mobilizando em protestos, ocupações de escolas, universidades e outras lutas.

A data da nova audiência não foi marcada. É de extrema importância a solidariedade com estes militantes e a luta contra a criminalização de todos os movimentos sociais.

Não à perseguição política aos ativistas do Bloco de Lutas! Pela absolvição imediata de todos os militantes processados!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias