×

Racismo no futebol | Direita racista ataca o jogador Paulinho na internet por conta de sua religião

Na quinta-feira (16) da semana anterior, o Brasil foi derrotado por 2 a 1 para a Colômbia em uma partida da 5ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

sábado 25 de novembro de 2023 | 21:14

Imagem: YURI HIROSHI/ESTADÃO

Paulinho, destaque do Clube Atlético Mineiro na campanha do campeonato brasileiro, sendo artilheiro do mesmo com 17 gols até o momento, foi convocado e entrou durante a partida.

Após a partida o jogador sofreu diversos ataques racistas direcionados a sua religião, com torcedores associando de forma repugnante a derrota do Brasil a sua manifestação religiosa.

O futebol é um fenômeno da cultura esportiva, que dentro da sociedade capitalista, carrega na sua historia o preconceito contra o povo negro concretamente, desde sua exclusão do esporte no início da profissionalização, até os dias atuais onde vemos que setores de direita que frequentam os estádios ou nas próprias redes sociais fazem questão de reproduzir estigmas e preconceitos ligados a cultura das pessoas negras, como foi o caso do Paulinho.

Sendo assim o preconceito contra o negro e toda sua cultura deve ser combatida em unidade entre os trabalhadores, estudantes e todos setores oprimidos, não existe a possibilidade de um futebol sem racismo dentro de um sistema capitalista. A FIFA cercada de propagandas "em combate ao racismo" é incapaz de responder a essa questão, visto o caracter burguês dessa entidade e os bilhões que o futebol movimenta no mercado internacional, com patrocinadores que utilizam justamente do racismo para melhor explorar as massas de trabalhadores negros e negras no mundo todo.

Nós do Esquerda Diario solidarizamos ao jogador Paulinho e nos colocamos em luta contra o capitalismo por uma sociedade que dará fim ao racismo, acabando com a base material que o criou!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias