20 de janeiro | Na quarta-feira (18), o Departamento de Arte Dramática da UFRGS foi interditado devido ao risco de incêndio no prédio. Essa situação de total insegurança para estudantes, professores, servidores e terceirizados é fruto direto dos cortes e da precarização geridos pela reitoria interventora do bolsonarista Bulhões. O movimento estudantil chama uma mobilização para segunda-feira (23).
Faísca - UFRGS
Nesta segunda-feira (16), o reacionário vice-presidente elogiou a reforma do Ensino Médio de Temer, “acho correta” disse Alckmin, defendendo a manutenção da reforma na saída de uma reunião com a diretoria da FIESP onde anunciava que o governo Lula-Alckmin não pretende revogar as reformas da previdência e trabalhista.
Redação
Nossa Classe - Educação
Pela garantia plena do auxílio alimentação!
Faísca UERJ
Lula escolheu ex-governador do Ceará, agora senador pelo PT, como Ministro da Educação. Quem é Camilo Santana?
Diego Nunes
Estudantes, trabalhadores terceirizados e professores do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e do Instituto de História, no Largo do São Francisco, paralisaram o prédio no dia de hoje exigindo o imediato pagamento de salários e bolsas. Paralisar foi uma decisão tomada em assembleia pelos três setores, que decidiram por nova paralisação no dia de amanhã (15/12), com manifestação que irá se concentrar às 14h no IFCS e irá em caminhada até a porta do Ministério Público Federal, no (...)
Com os novos cortes do governo federal, a universidade localizada em Garanhuns não terá como continuar as atividades e adiantou o início do recesso de fim de ano para ontem (13).
Gabriel Girão
Em plenária online, estudantes da UFPE da pós-graduação votaram um chamado público convocando o movimento estudantil a seguir a mobilização nacional contra os cortes e em defesa da educação e apelam às entidades nacionais por reuniões de base e assembleias.
Verba da FACEPE é desviada para a Alepe, colocando em risco bolsas de pesquisa. O projeto do deputado Feitosinha (PL), mas foi encaminhado a votação por João Paulo (PT) e aprovado pela maioria do PSB.
Kleiton NogueiraCristhenes Silva
A UFMG declarou que não conseguirá arcar com as contas de água, luz, e até mesmo do salário dos terceirizados. As bolsas da graduação e da pós também não serão pagas com a manutenção do bloqueio orçamentário.
Elisa CamposPedro Gronga
Mais de 150 estudantes saíram do RU da universidade - fechado há quase 3 anos - e foram até a BR-101 protestar contra o corte das verbas pelo governo federal.
Faísca Pernambuco
Impulsionar a mobilização pela base através de assembleias convocadas em cada universidade e curso é a única forma de massificar e organizar a revolta para derrotar os ataques do governo Bolsonaro que ameaçam de fechamento as universidades junto ao calote de bolsistas e trabalhadores terceirizados.
Faísca Revolucionária
O novo corte promovido pelo governo Bolsonaro deixa os bolsistas, os trabalhadores terceirizados e os estudantes dependentes de assistência estudantil numa situação drástica. É preciso urgentemente uma ampla mobilização.
É urgente construir uma campanha nacional que imponha a revogação integral dessa reforma.
"Reunião de representantes escolares EXPOSITIVA”
Os cortes realizados por Bolsonaro atingirão em cheio as universidades pernambucanas, com especial destaque para a UFPE. É necessário desde já preparar a mobilização para barrar esse ataque do Bolsonaro, sem nenhuma ilusão no novo governo.
O Futuro da educação no Brasil entre luta de classes e os projetos capitalistas
Jonas Faustino
Uma escola municipal em Contagem amanheceu com símbolos nazistas que faziam referência ao game Bully