Professores do RN lutam por seus direitos e a governadora Fátima do PT se recusa a garantir esses direitos.
Redação
Declaração dos professores e educadores do Movimento Nossa Classe Educação sobre a tragédia na escola estadual Thomazia Montoro, em SP
Nossa Classe - Educação
Essa é uma entrevista concedida ao Ideias de Esquerda, por áudios transcritos, pelo professor Fernando Cássio, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), doutor em Ciências (Físico-Química) pela USP e colunista da Carta Capital.
Poderia ser apenas mais um dia normal na rotina de uma escola da grande São Paulo, e de fato, o que ocorre nesses dias de fechamento do verão, não espanta, nem deveria surpreender ninguém. Todos os anos acontece da mesma forma. As chuvas torrenciais, que caem praticamente todos os dias nessa época, são conhecidas por todos, ainda que, ano após ano, tornem-se cada vez mais arrebatadoras. Este ano, não diferente dos demais, os grandes jornais já anunciaram suas sentenças ao clima diante das (...)
Jonas Faustino
Veja declaração de Fernanda Peluci, diretora do sindicato dos metroviários, e da professora Marcella Campos, diretora da Apeoesp, sobre a mudança feita por Tarcísio de Freitas do nome da estação do metrô de Paulo Freire para Fernão Dias
Crônica sobre a realidade escolar a partir dos impactos da reforma do ensino médio e trabalhista na vida dos estudantes.
Danilo Paris
11 de março | Contra a perseguição e por um espaço de moradia digna para o estudantes do CLN, é preciso massificar essa luta, tornando-a uma batalha de toda a UFRGS!
Faísca - UFRGS
A precarização na educação é ainda mais profunda para as meninas e mulheres das comunidades escolares.
Pão e RosasNossa Classe - Educação
Governo do reacionário Tarcísio de Freitas, aliado de Bolsonaro, em SP ataca agora a dignidade íntima de alunxs da rede pública estadual.
Pão e Rosas
Por quê lutar por plenos direitos para todos os professores e funcionários de escola é lutar pela educação pública de qualidade e nada tem a ver com apadrinhamento?
Diego Nunes
Entrevista concedida para o Jornal Gramsche, do IFSP e publicada em dezembro de 2022, com pequenas modificações feitas pela autora para o Esquerda Diário em fevereiro de 2023. Publicado originalmente com o título de “As novas formas do domínio empresarial sobre a educação - o Novo Ensino Médio não nos representa, representa a classe dominante.” Carolina Catini é professora livre docente da Faculdade de Educação da (...)
Texto para fomentar o debate na campanha lançada aqui no Esquerda Diário pela revogação integral da Reforma do Ensino Médio.
Saulo Lance Reis
Vem reajuste tão necessário, mas será por subsídio acabando por atacar outros direitos.
Hoje foi anunciado o reajuste nas bolsas de pesquisa e permanência estudantil pelo governo Lula-Alckmin, uma conquista fruto de anos de demonstrações da disposição de luta des estudantes que traz alívio para milhares de pesquisadores de norte a sul do país.
Marie CastañedaGiovana Pozzi
Milhares de docentes ainda estão sem perspectivas de aulas para esse ano como consequência da “Nova Carreira”.
Victor CubaiáDanielle Jardini
A política de criação de estatísticas sem preocupação com a aprendizagem, de Leite e Raquel Teixeira faz parte de descarregar a crise sobre a educação!
Lutar pela revogação da Nova Carreira e para que todos os contratados, que estão dia após dia trabalhando nas nossas escolas, sejam efetivados sem a necessidade de concurso público.
A reitoria da UFRGS, comandada pelo interventor bolsonarista Bulhões, anunciou hoje (31) a suspensão de quase todas as bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) por tempo indeterminado por conta dos cortes na educação. Um ataque direto aos estudantes bolsistas que precisa ser barrado e revertido com organização e luta!
Somos uma corrente marxista revolucionária que esteve na linha de frente da luta contra todos os ataques de Bolsonaro e do regime político fruto do golpe institucional de 2016. Também estivemos à frente da greve pelo Piso Salarial da Educação em 2022 contra Zema. Batalhamos para fortalecer a organização de trabalhadores pela base e pela auto-organização, com independência de classe frente ao Estado, aos governos e patrões. Lutamos para que nosso sindicato e as centrais sindicais estejam a serviço da (...)
MRT - Movimento Revolucionário de TrabalhadoresNossa Classe Educação - Minas Gerais
Na próxima segunda-feira (30) foi convocado pela Apeoesp ato da categoria frente a caótica atribuição de aulas. É urgente que a direção majoritária do sindicato organize um plano de lutas pela revogação integral e imediata da farsa da nova carreira e da reforma do ensino médio que aprofundaram o histórico problema da atribuição de aulas da categoria.
Como meio de fomentar o debate pela revogação da Reforma do Ensino Médio, serão publicados alguns textos do Prof. Saulo Lance Reis, mestrando na Faculdade de Filosofia da USP.