×

Ocupar as ruas contra as chacinas, a violência policial e por justiça à Bernadete Pacífico!

Neste dia 24, movimentos negros de todo país estão convocando um dia de mobilizações de rua com o chamado: Pelo Fim da Violência Policial e de Estado: Nossas Crianças e o Povo Negro querem viver! #JustiçaPorBernadeteEBinho #ChegaDeChacina! Nós do Quilombo Vermelho estaremos presente nos colocando contra a violência policial, e todo racismo perpetuado pelo Estado e suas instituições, como o judiciário, exigindo Justiça por Bernadete Pacífico e nos colocando contra todos os ataques aos trabalhadores que atingem em especial negros e negras, como são a manutenção das reformas trabalhistas, da previdência e do ensino médio, e o novo arcabouço fiscal, aprovado ontem.

quarta-feira 23 de agosto de 2023 | Edição do dia

Bernadete pacífico, mais conhecida como Mãe Bernadete, foi assassinada a tiros nesta última quinta-feira, 17, em Simões Filhos (BA), região metropolitana de Salvador. A yalorixá e líder do quilombo Pitanga dos Palmares teve o terreiro invadido e foi alvejada com 12 tiros, sendo mais uma ativista da luta negra, que carregava tradições da cultura afro-brasileira e a luta incessante por justiça a seu filho, sendo assassinada na Bahia. Mais uma expressão da herança racista da burguesia nacional e da violência e perseguição àqueles que lutam.

As chacinas que ocorreram no país nos últimos meses foram seguidas do cinismo dos governadores e figuras políticas com um discurso de “satisfação”, “pequenos excessos” e pedido de “respeito” à polícia militar. As operações policiais deixaram 19 mortos na Baixada Santista, 19 mortos na Bahia (em Salvador, Itatim e Camaçari) e no Rio de Janeiro 10, estado também responsável pela morte de crianças como Thiago e Eloá, vítimas das balas da polícia.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que estava “extremamente satisfeito” com a chacina no Guarujá, o governador bolsonarista fez questão de deixar claro que é inimigo dos negros e negras, aprofundando a brutalidade policial, que quer tornar presente nas escolas com os projetos militares, mas também avançando com o desmonte da educação pública e o plano de privatização em SP de serviços públicos essenciais à população, como nos transportes e Sabesp.

Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pede com orgulho respeito da Polícia militar por ser “uma polícia de duzentos anos”, valida suas ações e diz que ela não “vai sair das ruas”, ou seja, defende a instituição que reprime e mata a população negra cotidianamente em todo Brasil e incentiva a repressão orgulhosamente com 84 viaturas novas, logo após as operações no estado que hoje lidera o ranking da violência policial, com com 22% do total de mortes pela polícia no país.

Esses são problemas estruturais do Brasil escravocrata que se aprofundaram nos anos de bolsonarismo e que a atual frente ampla é incapaz de responder, já que se alia com os setores do regime que perpetuam o racismo e a violência policial, como é o judiciário, instituição golpista em 2016, que apoiou todas as reformas contra os trabalhadores e hoje mantém mais de 40% da população carcerária presa sem julgamentos. O governo de Lula-Alckmin não só não pode responder a esse problema, como começa a promover seus próprios ataques, como é a aprovação do arcabouço fiscal, um novo teto de gastos para drenar os recursos públicos para a dívida pública, ou seja, para os bolsos de banqueiros e industriais, em detrimento de serviços públicos que serão cada vez mais precarizados e que vão atingir ainda mais a população negra e pobre.

É preciso um plano de lutas que seja capaz de unificar os movimentos sociais, negros e indígenas, que também vieram se enfrentando contra o marco temporal, os estudantes e os sindicatos de trabalhadores, para que na mobilização seja possível enfrentar a violência policial racista, as chacinas, arrancar Justiça por Bernardete e revogar as reformas e o arcabouço fiscal, além de barrar a aprovação do marco temporal! Esse é o papel que deveria ter centrais sindicais como a CUT e a CTB, que pelo contrário, estão paralisadas e em apoio ao governo.

Nós do Quilombo Vermelho compartilhamos do ódio sentido pelos familiares de todos assassinados pela polícia e vítimas de atos da extrema direita. Não aceitamos intimidação a representantes e comunidades quilombolas, expressão da luta negra no Brasil. Retomemos a história rica e inspiradora dos quilombos, como Palmares, para lutar por Justica a Bernardete, contra a violência policial e todos os ataques aos trabalhadores! Bernardete, Thiago, Eloá, e todas as vítimas da violência policial racistas: PRESENTE!

Veja local e horário de alguns dos atos:

São Paulo (SP): 18h, MASP, av. Paulista

Limeira (SP): 18h, Praça Toledo de Barros, Centro

Belo Horizonte (MG): 17h30, Praça 7

Recife (PE): 16h30, Praça UR11, Ibura

Curitiba (PR): 18h, Praça Santos Andrada

Rio de Janeiro (RJ: 16h, Candelária

Aracaju (SE): 15h, Praça Camerino

Vitória (ES): 17h, Praça do Itararé

Brasília (DF): 15h, Museu nacional, caminhada até o Ministério da Justiça




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias